BEM-VINDOS À CRÔNICAS, ETC.


Amor é privilégio de maduros / estendidos na mais estreita cama, / que se torna a mais / larga e mais relvosa, / roçando, em cada poro, o céu do corpo. / É isto, amor: o ganho não previsto, / o prêmio subterrâneo e coruscante, / leitura de relâmpago cifrado, /que, decifrado, nada mais existe / valendo a pena e o preço do terrestre, / salvo o minuto de ouro no relógio / minúsculo, vibrando no crepúsculo. / Amor é o que se aprende no limite, / depois de se arquivar toda a ciência / herdada, ouvida. / Amor começa tarde. (O Amor e seu tempoCarlos Drummond de Andrade)

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Balões Cristalizados


Meu professor da FAU — Faculdade de Arquitetura e Urbanismo — dizia que crianças e adultos têm diferentes percepções em escalas de grandeza. O que ele quis dizer com isso? O que é grande para uma criança, já não tem a mesma dimensão para um adulto. Minha avó paterna — seguindo os velhos hábitos da vida que trazia do campo — todos os anos plantava milho em seu quintal. Depois que fazia sua pequena colheita, aquele quintal virava um campinho de futebol para nós. Na minha cabeça e para meu corpo tudo era imensurável. Hoje, presumo que mal daria para estacionar uns três automóveis.

Quando ficamos adultos, além de perdemos essa escala, que também vem com a imaginação, deixamos outras riquezas para trás. Já repararam que tudo que uma criança faz é serelepe, correndo? É energia pura que depois perdemos com a velhice. Criança é assim: você pede alguma coisa e ela sai correndo disputando corrida uma com a outra ou com ela mesma. E quando há prêmios, corre mais ainda. Depois que ficamos adultos, junto com o peso das pernas e a indolência, tudo se torna mais lento.

Outra riqueza que perdemos quando deixamos a infância é a capacidade de olhar para o céu, enxergar coisas que só crianças veem. Eu via muitas coisas no céu, durante o dia e à noite, muito além das estrelas. Não importava onde estivesse: debruçado na janela, estirado na grama, andando na calçada ou no meio da rua. Eu não tirava os olhos do céu. Ou eram astros, ou eram pipas, ou eram balões.

Depois da exaustão das peladas da rua de paralelepípedos, ficávamos esparramados na calçada com a cabeça sobre a bola, mirando o céu a procura de algo. Em poucos minutos os olhares eram arrebatados. Quais desenhos as nuvens podiam formar? Víamos cavalo-marinho, elefantes, girafas, homens gigantes e, às vezes, se via Deus também; e sempre com aquela cara de bravo. Havia outra visão maluca: à noite, a lua cheia era um ventre de uma mulher com feto. O Cruzeiro do Sul, a Via láctea, as Três Marias, tudo virava desafio. Em que ponto do céu estará hoje? Já os pontos cardeais e a linha do equador, esses eu nunca vi... Ah! Apontar estrelas com o dedo fazia surgir verrugas; às vezes eu apontava, mas recolhia rapidinho.

Akira era um japonês sem rosto, ou aquele que tinha a feição das pipas que fabricava. Uns diziam que tinha 15 anos, outros lhe davam menos. Eu nunca o vi, só sabia que morava a uns dois quarteirões da minha casa. O melhor e mais famoso fabricante de pipas era um fantasma, mas era olhar para o céu eu identificava as suas. Eram pipas majestosas, soberbas, coloridas e bonitas. Quando não havia "caçadas", elas reinavam sozinhas no céu, soberanas aguardando uma peleja; quase que paralisadas, flutuando com sua rabiola gigante parecendo calda de cometa. Eu gostava mesmo era quando ele derrotava seus adversários usando sua mais exuberante invenção: o chicote. Era uma linha com cerol que se estendia além da rabiola. Quando ele partia para cima, nunca perdia uma caçadinha.

Nessas temporadas de pipas eu vivia pela rua. Não sabia fazer uma pipa sequer e às vezes que teimei, saiam pensas e feias. Assim como Hassan, eu sabia mesmo era correr atrás delas quando as linhas eram cortadas. Sob sol ardente, eu corria, corria até rosar e salpicar as bochechas de sardas — essas que no banho eu esfregava para tirar de tanta vergonha que me causavam. Nas minhas contas não me lembro de quantas pipas “cacei” por aí. Acho que foram poucas, em outras eu era contemplado pela sorte quando elas enroscavam no pé de laranjeira no fundo do nosso quintal. Essas vinham de graça, pois não custava a correria e nem as sardas do rosto.

Entrava o mês de junho eu ficava à noite mirando o céu. Agora eram os balões. Quatro ou cinco por noites me acendiam. Balões e estrelas. Havia balões de diversos formatos e ciências: diamante, charuto, pião, caixa e mexerica — que eu me lembro. No caminho até a quermesse da igreja meus olhos não desgarravam do céu, o que me causavam alguns tropeções. Quantos discos voadores devem ter me confundidos e eu nem percebi.

Diferente das pipas, fabricar balões era mais penoso; requisitava mais habilidade e prática. Eu sabia a técnica de tanto observar e dava minha contribuição como um verdadeiro AFB — Auxiliar na Fabricação de Balões. Meus irmãos mais velhos e primos é que eram os verdadeiros artesãos. Balões não se mediam por tamanho, mas sim pelas quantidades de folhas de seda que cabiam. Havia os de dezesseis, vinte quatro folhas e até mais. Sempre em números pares. As folhas de seda eram coloridas e coladas com cola espessa para não deixar o ar quente vazar. A arte final era fazer a mecha de fogo — aquilo que iria fazer o balcão ganhar os céus; e isso custava alguns retalhos de estopa, parafina e querosene. Depois de enrolada, com a parafina semeada no tecido, a estopa era amarrada com arame e embebida no querosene. A mecha ia à boca do balão. Pronto, agora era descer até o quintal e viver.

Lembro do meu último balão. Foi numa noite que havia jogo do Brasil da TV. Quando o jogo acabou e já passava da meia noite, fomos para o quintal. Minha missão naquela operação de lançamento foi segurar uma das pontas. Depois do fogo ateado esperamos o balão inflar. A parafina derretendo, soltava um cheiro e a cor azul de de pingos de fogo que caiam no chão. Ao meu primo mais velho foi dada a incumbência de fazê-lo subir. Ele apoiou levemente a boca do balão com as mãos e com pequenos impulsos para cima lançou até ganhar força e começar a subir. O ar quente dentro do balão e o vento completaram seu esforço. Naquela noite foi lindo, ele subiu, subiu e seguiu sentido leste até desaparecer nas nuvens e não conseguir ver mais. Ficamos felizes. Mais tarde, já debaixo do cobertor, fiquei pensando onde estaria agora o balão, a que altura já chegou? Na minha cabeça os balões não caiam; depois de alcançar a atmosfera terrestre eles cristalizavam.

Já faz alguns anos, os noticiários têm alarmado que fabricar, transportar e soltar balões é crime, pois os balões quando caem provocam queimadas em pastos, plantações e canaviais; e nas áreas urbanas caem sobre casas e até nas linhas de alta tensão. Então, eu te suplico, meu caro leitor: não solte balões! Faça como eu, guarde-os na memória.

Na minha cabeça eles ainda só sobem e não caem, nunca!; e nem incendeiam plantações. São milhares pelo céu da minha infância; nas escalas de grandezas que guardo do meu universo criança e diante dos meus olhos serão como noites sem fim... Balões não caem como estrelas cadentes, eles cristalizam no céu e viram estrelas de cor âmbar; aquelas que dizem ser planetas. Neste ano, quando junho chegar, vou me estirar na relva e mirar para o céu à noite toda, procurando estrelas e balões perdidos; e quando meus olhos forem atraídos para o leste eu verei meu velho balão. Ele estará lá, cristalizado.

© Antônio de Oliveira / arquiteto e urbanista / maio de 2010.

3 comentários:

Anônimo disse...

QUANTOS BALÕES CRISTALIZADOS!!!NA MENTE E NO CORAÇÃO.
ESTE EU VI SURGIR DESDE AS MOEDAS COMUNITÁRIAS PRA SE COMPRAR AS FOLHAS DE PAPEL DE SEDA ATÉ O PUNHADO DE BREU QUE O AUTOR DEIXOU DE MENCIONAR(BREU A GENTE COLOCAVA ALÉM DA PARAFINA E DO QUEROSENE QUANDO A OCASIÃO ERA MUITO IMPORTANTE).ATÉ HOJE CREIO QUE PODERIA FAZER UM BALÃO POIS NA ÉPOCA ME SENTIA O MAXIMO SENDO UMA MOCINHA SABER COMO FAZER O DANADO. CLARO TINHA EM CASA O EXPERT EM BALÕES QUE NOS DAVA AULAS O TEMPO TODO.QUE TEMPO BOM!!!
É UM TESOURO QUE NADA NEM NINGUÉM NOS TOMA.É AQUELE TRABALHO CONJUNTO,AQUELA ALEGRIA QUE FICOU EM NOSSOS CORAÇÕES AQUECENDO O INVERNO DE NOSSAS VIDAS.
PENA QUE AS CRIANÇAS DE HOJE JAMAIS POSSAM FAZER E SOLTAR UM BALÃO E SENTIR ESSES MOMENTOS SER PAR.

ANA ROOS disse...

Que delícia de texto, de prosa, de conto... Lembrei-me de quando era criança, os balões ainda podiam subir, algumas vezes a gente ia pra casa da minha vó, lá ela fazia festa junina, e tinha os balões...
Também eu quando pequena pensava que os balões não caiam...Coisa de criança mesmo, mas sae que quando você falou que criança faz tudo correndo me deu um calor no peito, me veio na cabeça meus alunos, que tudo fazem aos saltos, uns mais, outros menos, e ainda me vi correndo pelos corredores lá da escola que dou aula, pensei comigo será que sou criança ainda? Rs
Gostoso demais ler vc, beijos

WESLEY disse...

PARABENS ANTONIO REALMENTE ESSE TEXTO É MARAVILHOSO,TIVEMOS A MESMA INFANCIA COM PIPAS E BALÕES,HOJE TENHO 29 ANOS MAS NÃO DEIXEI MINHA INFANCIA PARA TRAS,NEM ME ESQUECI DA RIQUEZA DE OLHAR PARA O CÉU ,POIS SOLTO PIPAS E BALÕES ATÉ HOJE.HA 20 ANOS ATRAS NÃO EXISTIA ESSA CAMPANHA DA TELEVISÃO CONTRA O BALÃO,QUE DIZ QUE TODO BALÃO QUANDO CAI PROVOCA INCENDIO,DESTROI CASA ETC...VOCE MESMO ANTONNIO PODE COMPROVAR O QUE ESTOU DIZENDO,NO SEU TEMPO DE BALOEIRO VOCE VIU ALGUM CAUSANDO INCENDIO,OU DERRUBAMDO AVIÃO???HOJE O BALÃO É ACUSADO DE CAUSAR CRIMES AMBIENTAIS,ESSES INCENDIOS QUE PASSAM NA TV,SE O BALÃO FALASSE,DIRIA A VERDADE QUE SÃO INCENDIOS FORJADOS,PARA DEPUTADOS PEGAREM AS VERBAS DE REFLORESTAMEMTO E COMPRAREM MAIS FAZENDAS POR AI ,SABIAM DISSO??.
BOM O ASSUNTO É MUITO MAIOR E NÃO CABE AQUI ,GOSTARIA DE LHE DIZER MEU CARO BALOEIRO DE CORAÇÃO SENHOR ANTONIO QUE AGORA É MEU AMIGO JA QUE GOSTA DE BALÃO E PIPA E EU TAMBEM ,QUE OS BALÕES CONTINUAM A VOAR PELO CÉU DA NAÇÃO,APESAR DESSA REPRESSÃO DESCABIDA;VEJA A DICA QUE VOU LHE DAR ;QUANDO CHEGAR A ÉPOCA DO OUTONO NO COMEÇO DE MAIO COMPRE UM BINÓCULO E NOS FINAIS DE SEMANA COM TEMPO BOM VOCE PODERA RELEMBRAR SUA INFANCIA,ACREDITE DIGO ISSO PORQUE NESSA EPOCA O VENTO FORTE VINDO DE SÃO PAULO TRAZ CONSIGO BALÕES SOLTOS PELA MANHÃ,QUE PASSAM E CAEM NA REGIÃO E NÃO CAUSAM NENHUM INCENDIO,HOJE SOU MORADOR DE UBATUBA E POR AQUI TAMBEM CAEM NOSSOS BALÕES ESTOU SEMPRE PRONTO PRA RESGATALOS E SOLTAR DE NOVO .VEJA BEM ANTONIO NÃO PODEMOS DEIXAR A TELEVISÃO MUDAR NOSSA HISTORIA E NOSSA CULTURA DE MODOS QUE A INFANCIA HOJE EM DIA ESTA NA FRENTE DE UM COMPUTADOR OU VENDO NOVELA EA INFANCIA PASSANDO POR ELAS.
SEGUINDO MINHAS DICAS GARANTO QUE NO PROXIMO OUTONO VERAS UM BALÃO NO CEU,É SIMPLES É SÓ SER CRIANÇA E OLHAR PRO CÉU,HA E NO DIA QUE VER O BALÃO NÃO FIQUE COM VERGONHA DE MOSTRAR A OBRA PRA FAMILIA DEIXE TODOS SEREM CRIANÇAS E OBSERVALO BOA SORTE