BEM-VINDOS À CRÔNICAS, ETC.


Amor é privilégio de maduros / estendidos na mais estreita cama, / que se torna a mais / larga e mais relvosa, / roçando, em cada poro, o céu do corpo. / É isto, amor: o ganho não previsto, / o prêmio subterrâneo e coruscante, / leitura de relâmpago cifrado, /que, decifrado, nada mais existe / valendo a pena e o preço do terrestre, / salvo o minuto de ouro no relógio / minúsculo, vibrando no crepúsculo. / Amor é o que se aprende no limite, / depois de se arquivar toda a ciência / herdada, ouvida. / Amor começa tarde. (O Amor e seu tempoCarlos Drummond de Andrade)

quinta-feira, 25 de junho de 2020

280 caracteres de mim (parte II)

Mais um apanhado de frases colhidas no meu Twitter.

1 - As coisas acontecem, quase sempre, como um jabuti em cima da árvore. Ele está lá! Os transeuntes passam diariamente, veem, se acostumam, e não suportariam se alguém resolvesse tirá-lo de lá. Ele é sua paisagem. Passam anos e ninguém é incapaz de fazer a pergunta óbvia: QUEM PÔS ESSA MERDA LÁ?

2 - Cumpre-se uma profecia silenciosa: um dia acabarão com toda beleza que nos resta. Desde o concurso de miss universo até as catedrais góticas. Imaginar, desvendar e apreciar o belo será crime. Então, seremos um mundo cinza, opaco, sem brilho. Em reverência à feiura, ao improviso e à falta de talento.

3 - Não há nenhum feito em Marielle, para toda essa ópera bufa que a imprensa entoa, como um canto gregoriano. Ela é, no contexto, só um Marighella do Leblon, um Chico Mendes sem floresta. A esquerda tem essa capacidade de criar heróis sem bravura, como se faz uma poesia de cordel.

4 - Deus é conservador. Se Ele fosse progressista, não teria expulso Adão e Eva do Paraíso; não haveria os 10 mandamentos; não deixaria que Suas palavras fossem compiladas e publicadas em um único livro, sem edição. Ele teria feito revisões a cada letra acrescentada à sigla LGBT.

5 - Os anos 60, 70, 80, 90 se fizeram sem grandes transformações culturais. Uma linha tênue, imperceptível aos olhos e ouvidos. A partir do anos 2000, alguém pôs fogo na floresta de nossas vidas. Nos tiraram o frescor das manhãs, o som dos ouvidos; tiraram o bom gosto. E quem não guardou seu disco vinil?

6 - Onde foi experimentado, o comunismo só trouxe fome, miséria, destruição e atraso. A desculpa, sempre, da esquerda é que ninguém entendeu Marx. DETURPARAM MARX! Será que, nesses mais de 100 anos, não existiu ninguém que enxergasse a bondade no coração desse homem, porra?!

7 - O que encoraja as pessoas a praticarem crime, de qualquer natureza, é o silêncio. O silêncio que eles fazem quando os crimes são praticados e o silêncio do mundo, quando eles são descobertos.

8 - As crianças de hoje já nascem intoxicadas das doenças morais e éticas deste século. São presas fáceis quando alcançam a idade escolar. Incutirão nelas amores e ódios. Profetizo: essa geração também envelhecerá, ao seu modo, mas não sentirá saudades da infância como eu sinto da minha.

9 - Às vezes, tento imaginar que tudo isso que vejo é um grande pesadelo. Que eu tenho 12 anos e que minha mãe vai me acordar para ir à escola: — “Antônio, acorda, já são 7h!”, como ela fazia. E eu vou dizer a ela: — “Mãe, tive um sonho horrível. O século XXI é tenebroso. Ainda bem que foi só um sonho ruim”.

10 - O século XXI é uma nave errante, já sem comando. Perdeu-se completamente o contato com o sagrado e, por consequência, uma vida sem sentido existencial. Em razão disso, cada vez mais ouvimos, lemos e presenciamos o bizarro como forma e seguimento do comportamento humano.

11 - Livrar o país do politicamente correto é livrar o país de uma narrativa que quer impor, sob pena e forma de censura, termos, posições e palavras com a desculpa de não constranger mais pessoas, grupos e classes sociais. É livrar país de uma erva daninha que controla a opinião pública.

12 - Toda vez que o homem se afasta do conservadorismo, ele se torna como um náufrago tentando se agarrar a qualquer coisa que esteja flutuando. Às vezes, a um pinto de borracha.

13 - Tenho 28 anos de formando em Arquitetura e Urbanismo e ainda vejo contemporâneos que não saíram da fase acadêmica. Que ser um bom arquiteto é ser contestador, porque a arquitetura é um manifesto político e bla bla. Isso me dá sono. Meu cliente não vai morar ou estar debaixo do meu manifesto político. Ou você é um bom profissional ou você é só um idiota romantizado por uma orgia marxista.

14 - Daqui a pouco passa essa MODA de música ruim, do veganismo, da Terra plana, da tatuagem sem limite, de criar cachorro que nem gente, de ter bumbum gigante, da mulher musculosa, e de querer ser chamado de João, quando você é Jane.

15 - O cristianismo enfrentou batalhas seculares para que hoje estivéssemos aqui, no século XXI, de boa. Infelizmente ela (Igreja) não distinguiu e acabou salvando também os tolos e os idiotas.

16 - “Só vou ser feliz quando…” me faz pensar que a sensação de incompletude vem desde o nascimento e nos acompanha para a vida toda. Não é o vinho, a droga, o vídeo game, o carro novo, o parceiro(a) que vão preencher esse buraco na alma. Conhecer-se, entender, lidar, aceitar e viver.

17 - O POVO BRASILEIRO ESTÁ ASSIM DIVIDIDO:
– Aquele que não tem a mínima ideia do que está se passando;
– Aquele que sabe parte, mas prefere ficar na alienação (fazendo selfie);
– Aquele que sabe o que se passa e não foge à luta;
– Aquele que menospreza tudo, porque tem o ego inflado;
– Aquele que torce pro avião cair, com ele dentro, porque é ideólogo;
– Aquele que é só FDP mesmo.

18 - O que me causa estranha impressão, não sou eu que já ultrapassei muitas barreiras, estudei, lutei, fiz carreira profissional e já não me enfio tanto na vida para obter proveito. (Aos 40’ do 2º tempo, só toco a bola para o lado). O que me assusta é o jovem que torce pro seu futuro dar errado.

19 - Somos terceiro-mundistas e isso não nos difere muito de repúblicas africanas, escravizadas sob a mão pesada de ditadores. A não percepção da lógica, do senso das proporções e a dificuldade cognitiva fez do Brasil um país vegetativo, enquanto o Estado era corroído pela elite política.

20 - Se você usa hashtag do tipo “vidas de negros importam”, talvez você não saiba que está, indiretamente, promovendo os ataques de grupos radicais (ANTIFAS, por ex) em todo EUA e agora no Brasil. Ontem, um policial aposentado, que tentava impedir saqueadores num comércio no condado de St Louis, foi alvejado e caiu morto. Ele também era negro. E você, se importou? TODAS AS VIDAS IMPORTAM. Mas para isso não precisamos usar hashtag, para não sermos ridicularizados ou servirmos de massa de manobra.

21 - Depois que o Merthiolate parou de arder; depois que as malas passaram a ter rodinhas, ninguém mais quis saber de esforço e dor. E o mundo só piorou.

22 - Todo 05 de junho é comemorado o dia do MEIO AMBIENTE. Importante termos essa consciência e de preservação de um planeta melhor, no futuro, aos muçulmanos.

23 - Na década de 70, a mulher era Sônia Braga. Tinha corpão e quase nada de peito. Depois veio a mulher só bonita e de corpo pouco exuberante, sem exagero, nos 80. Já nos anos 2000 foi a vez da mulher fake news: exagerada em tudo por conta do silicone. Até chegar agora, em 2020: a mulher com pinto.

24 - Estava aqui limpando o cano do revólver e pensando... O cara que chama você de GADO é aquele que está trancado dentro de casa há mais de 90 dias, sem nenhum questionamento, sem medir consequências, sem conhecer gráficos, pedindo iFood, assistindo JN e aguardando as ordens do governador.

25 - O relativismo moral foi trazido ao mundo na esteira do politicamente correto, para que ninguém mais saiba o que é certo ou errado, o que é o bem ou mal, o que é justo e injusto, o que mentira e o que é verdade. Sem perceber, as pessoas passam a duvidar dos seus próprios instintos e valores intrínsecos. 

26 - Sei pouco sobre arte. Mas sei reconhecer um Monet ou a arquitetura de Gaudí. A revolução cultural de maio de 68 — ninguém decapitou ninguém, dizia Nelson Rodrigues — matou, literalmente, o artista de alma e fez surgir o “artista” de protesto. Tudo virou arte e o belo desapareceu do mundo.

27 - É milenar, desde o sapiens, o homem mijar em pé. Como é fisiológico usar as mãos pra levar o alimento até a boca e não enfiar a boca direto no prato, como fazem os outros animais. Homem que mija sentado é uma criação deste século, que gerou esse tipo de homem a partir da costela da mulher.

28 - A desinformação comunista construiu vários personagens para o mundo ocidental idolatrar. O serviço da KGB investiu propaganda pesada em nomes como Che Guevara e Frida Khalo. Ambos viraram heróis no Ocidente por mera propaganda. Ainda hoje há idiotas usando camisetas com suas imagens estampadas.

29- A arte da desinformação (dezinformatsiya) fez de Nicolae Ceausescu (tirano da Romênia) e Stálin (tirano da URSS) figuras adoráveis no Ocidente, enquanto Hitler (outro tirano) levava toda culpa das mãos cheias de sangue. Hitler matou menos que os dois juntos, mas foi péssimo em vender sua imagem.

30 - Durante a Guerra Fria, o serviço de inteligência soviético (KGB) tinha mais de um milhão de agentes e outros milhões de informantes espalhados pelo mundo. É muito ingênuo acreditar que toda essa teia de DESINFORMAÇÃO tenha sido desmantelada com a "queda" da cortina de ferro, em 1989.

31 - Desinformação não é o mesmo que fake news. Uma mentira, por si só, não atravessa uma rua. Já a desinformação é um mecanismo, uma estrutura pré concebida e planejada. Com cerne de verdade, é plantada fora das suas fronteiras, pra dar legitimidade. E, impulsionada, ganha vida própria.

32 - Para que uma desinformação obtivesse sucesso era preciso que toda trama à cerca dos fatos tivesse um “cerne de verdade”. Era a maneira como a KGB conduzia seus serviços durante a Guerra Fria. O caso do vírus chinês é algo que se assemelha a isso: mentiras com pitadas de meias verdade.

© Antônio de Oliveira / arquiteto, urbanista e cronista /junho de 2020

Nenhum comentário: