BEM-VINDOS À CRÔNICAS, ETC.


Amor é privilégio de maduros / estendidos na mais estreita cama, / que se torna a mais / larga e mais relvosa, / roçando, em cada poro, o céu do corpo. / É isto, amor: o ganho não previsto, / o prêmio subterrâneo e coruscante, / leitura de relâmpago cifrado, /que, decifrado, nada mais existe / valendo a pena e o preço do terrestre, / salvo o minuto de ouro no relógio / minúsculo, vibrando no crepúsculo. / Amor é o que se aprende no limite, / depois de se arquivar toda a ciência / herdada, ouvida. / Amor começa tarde. (O Amor e seu tempoCarlos Drummond de Andrade)

quarta-feira, 17 de abril de 2013

Como um trailer sem carro


Uma mulher sem um homem é como um trailer sem carro. Não vai a lugar algum”. Com razão, trailer não tem motor e a maioria dos modelos por aí, só tem duas rodas. Sozinho não sai do lugar. É preciso de um veículo motorizado com muitos cavalos para rebocá-lo. Bela analogia.

Nos dias de hoje, esta frase soaria um tanto machista, preconceituosa, pecaminosa, out-of-date, e totalmente reprovada por essa gente bronzeada que mostra seu valor, diariamente no Facebook. Campanhas seriam disseminadas reduzindo a reles o seu autor. Verme machista! — diriam.

Verdade mesmo, a frase foi dita por uma personagem feminina num filme de 1964, antes mesmo que alguma mulher queimasse seu sutiã em praça pública, pedindo emancipação, liberdade e igualdade. Mas posso garantir, o roteirista não errou no script; e o público acolheu com sutileza suas palavras. Ele estava em consoante com seu tempo.

Naquele início dos anos de 1960, as mulheres casadas ainda eram donas de casa, cuidando do marido e da prole. As que não alcançavam esse status invejavam as que tinham seu homem, sua casa, sua família. (Isso é o que nos mostra as películas hollywoodianas.) Com a proclamação da chamada revolução feminina (Women's Liberation Front) tudo tomou outro rumo, se perdeu e a feminilidade também. Um cordão umbilical familiar se rompeu daquele modelo familiar. Mulheres deixaram suas casas e afazeres; mulheres saíram do vestido para usar tailleur e substituir os homens nos negócios. Hoje, sindicatos feministas odiariam e poriam toda sua rede social em batalha, a odiar também a mulher que dissesse que precisa de um homem.

Depois que surgiu a denominação “feminista”, para aquela categoria de mulheres que resolveram dirigir suas próprias vidas, independentes de qualquer relação estável e necessidade, o mundo não foi mais o mesmo. O contrário do que se constata, se você disser que o oposto de feminista é machista, o termo cai num conceito pejorativo e como um mal a se combater. A sociedade não-machista irá sempre pensar em homem que bate em mulher e tão somente.

Chique é ser chamada de feminista e viver de suas mazelas sentimentais, porque homem nenhum suportaria conviver, por muito tempo, com uma assim: mulher que briga, que disputa, que discursa com os seios de fora, mas não sabe fritar um bife e nem ao menos andar sobre um salto. Como disse Luíz Felipe Pondé: “o puritanismo feminista, que não entende nada de mulher, faz da mulher uma ‘camarada’ vestida de homem em meio a um mundo brocha de tanta exigência de igualdade entre os sexos”.

Na verdade, a vida das relações conjugais e amorosas, tornou-se tediosa demais e por isso há tantas separações, descontroles e desarranjos familiares. E para complicar ainda mais, um novo modelo de casal resolveu entrar na disputa pela construção familiar. Exatamente assim: “deixem que nós cuidemos do seu filho”. É o que se vê pelas pregações nas redes sociais. Um cartaz, a princípio provocador, diz que “toda criança adotada por um casal gay, foi gerada e abandonada por um casal hétero”. Mesmo que a frase tenha duplo sentido, ela faz propaganda, oportunista, apontando para outros caminhos e saídas. Quando se imagina aquilo que chamam de família tradicional (abomino esse termo); porque todos nós viemos de uma relação hetero (até os homos); de um ato sexual hetero, mesmo que abandonados depois. A família ainda continua a existir a partir deste modelo. Por outro lado, nada contra as outras relações de uniões de pessoas do mesmo sexo. Mas não chamar de família, por favor.

O mundo piorou com essa conjunção atual e a feminilidade foi-se junto, dando espaço às mulheres de “luta” em busca do nada agora. Os direitos civis, uma de suas brigas, já estão conquistados; está na hora de voltar para casa e fazer um jantar para o marido.

Outro dia, conversando sobre este assunto com uma amiga (vivendo a sua fase trailer sem carro), ela me disse algo que poderia sintetizar tudo que se passou nesses anos, a partir dessa pseudo emancipação: “eu acho que para algumas mulheres faltou coragem para ser mãe; para outras faltou coragem para ser puta”. Bingo!

Ao homem não houve mudança de papel. Ele continuou sendo o provedor, o macho dominante e ciumento. Diante do que acontecia permaneceu estático assistindo a tudo, sem entender nada. E quando deparou com essa nova mulher, se assustou e recuou. Na verdade, ele só queria uma que fosse como sua mãe, caseira e cuidadora. Agora quem está perdido e procurando seu trailer para atracar é ele.

A frase do filme “Kiss me, stupid” (1964) do diretor Billy Wilder foi dita pela personagem de Kim Novak (Polly). Polly é uma garota de programa que mora e “trabalha” (atende à clientela) num trailer. Ao ser inquirida por Zelda, a mulher do homem que passara a noite, ela a reprime e diz à Zelda que seu marido é ótimo (no sentido do caráter), tentando convencê-la a voltar para casa. Convicta, ela assegura que a vida de Zelda é invejada por outras mulheres (inclusive as GP´s como ela): "acredite em mim, tem um marido ótimo"; um marido, uma casa e uma família. Tudo perfeito para o mundo de 1960, pós-revolução industrial, familiar e ainda muito romantizado. Uma mulher sem um homem para conduzi-la, não chegaria ao outro lado da rua, talvez à prostituição.

O mundo de hoje acha que não. Acha que podemos ir, sim, a muitos lugares separados; o mundo de hoje acha que podemos educar filhos estando ausentes; o mundo de hoje acha que podemos dividir tarefas dentro e fora de casa; o mundo de hoje acha que podemos viver muitas relações sem se perder; o mundo de hoje não prepara as relações para durarem, mas para serem efêmeras; o mundo de hoje não percebe também, como estamos perdidos por termos abandonados certos velhos costumes.

Por fim, um homem sem uma mulher e uma mulher sem um homem, continuarão a se cambalear por aí e ir a lugar algum. Assim, como um trailer sem carro.

© Antônio de Oliveira / arquiteto e urbanista / Abril de 2013.

sexta-feira, 5 de abril de 2013

A paisagem da mulher



Quando subires o alto de uma montanha, podereis vislumbrar uma linda paisagem. Então, sentirás uma imagem real que se constrói perante teus olhos. Separadas, em fragmentos, não se representam, não terão todas as maravilhas; assim como as pétalas de uma flor desfigurada. Mas combinadas, elas revelam nuances. A beleza que não se toca está ao longe. Em tudo, jamais conseguirás tirá-la do lugar e levá-la para ti. Ela esta lá pra ser mirada, mas não alcançada e tocada. Estará lá para ser sempre contemplada, mas nunca penetrada. As fotografias guardadas e empoeiradas, mais tarde, revelarão por quê... Tereis saudade daquilo. Ela revelará e guardará em ti o signo do belo.

Assim, poderás dizer também dos retratos que ficaram de MARILYN MONROE (como um grito à beleza). Ela já se foi, dirão alguns. Ela agora virou a imagem que não pode ser tocada e nem retocada no tempo. Jaz com ela o projeto do arquiteto do corpo. Ela não diz nada, não reflete, não participa, não atua, mas ainda emana... Num álbum de retratos, ou na tela do artista. Ela é a imagem da paisagem que não podereis tocar. Tu somente contemplarás. Na busca da fórmula, do sentido pacificador do prazer, e como torpor da alma. Tudo aquilo que todos nós deveríamos admirar com seu dom infinito. Os gregos diriam Afrodite. Marilyn é hoje a luz que não se aplacou; Marilyn é hoje uma paisagem de mulher.




© Antônio de Oliveira / arquiteto e urbanista / Abril de 2013.

quinta-feira, 4 de abril de 2013

50 tons de pensamentos



A linguagem do mundo mudou. Nos dias atuais, se aceita tudo com tudo que se escreve por aí; até erros gramaticais em provas de redação se toleram. OMD! (Oh my dog). Não me oponho aos erros. Acho até que, a pessoa deveria ficar com a face rubra e correr ao dicionário, mas não vai. O problema é que por trás deles (erros) vêm as tolices, sandices e a falta de cultura, mesmo! Infelizmente poucos se preocupam com isso. No meu tempo, ficaria sem dormir, se soubesse que cometi alguma gafe com as palavras.
Já disse outras vezes, as ferramentas atuais de comunicação, são tão boas que estão empobrecendo o ser humano e preservando só os tolos.
Escrevo habitualmente na minha página do Facebook. Tenho minhas convicções, opiniões e penso que isso possa inquirir as pessoas a pensar; como também recorro de outras fontes para formar os meus pensamentos. Nisso, posso ser sério, irônico ou só contar uma piada (sem rir de mim mesmo).

Com ajuda dos leitores, resumi as 50 melhores - dependendo do ponto de vista pode ser “as piores” - frases já postadas na minha página do Facebook. Há os que me odeiam por elas; mas há – ainda acho que é a maioria – os que as curtem (polegar para cima) na forma como construo e explano certos pensamento. Sem medo do rídiculo e da exposição.
Quando encontro com algum virtual na rua e essa pessoa diz que gostou do que escrevi, fico feliz.
Então, com vocês minha coleção de pensamentos.

50 TONS DE PENSAMENTOS

1) Quando você tem noites boas de sono; quando você não se aborrece com nada; quando você não lembra como é um resfriado; quando suas finanças andam em dia; quando amigos de verdade frequentam sua casa; quando se está em paz com a família... Cuidado! Você pode estar sofrendo de FELICIDADE;

2) Quando encontrar alguém na sua vida, e por alguns segundos, sentir que seu coração parou de bater; sentir que suas pernas já não têm mais força; sentir uma sofreguidão e um aperto no peito... Preste atenção nesses sinais. Depois, torça pra que esse alguém seja seu cardiologista. Você pode estar tendo um enfarte!

3) Você percebe que está viciado em Facebook quando, faz 30 minutos que está com LISTERINE (álcool) na boca, na frente do computador e só agora lembrou que tem que cuspir e escovar os dentes.

4) Segundo a Agência de notícias Reuters, a pessoa que diz “MEU NEGÓCIO AGORA É BEIJAR NA BOCA E SER FELIZ”, 100% delas não está beijando na boca de ninguém e está muito infeliz;

5) A cor do esmalte das unhas sempre reflete a insatisfação do sexo feminino. A cada semana, não se contentando com o que pôs, ela muda a cor;

6) Stephen William Hawking, o maior físico contemporâneo. Já desvendou as galáxias, os planetas, a lua, marte, incas venusianos, seres abissais, todo o universo, disse: a única coisa que eu não consigo desvendar é a “cabeça de uma mulher”.... Para tudo!!

7) DAS TRIPAS CORAÇÃO - Para satisfazer sempre a insatisfeita da mulher, o “pobre” do homem tem que se desdobrar em vários. Um mero coadjuvante, mas com vários papéis dentro de casa: eletricista, pedreiro, encanador, enfermeiro, massagista, lixeiro, cozinheiro, faxineiro, ajudante geral. Tem que ser super-herói, Capitão América, Iron-man, Spider-man, Superman e Thor (todos os vingadores). Depois tem que ser Anderson Silva, Don Juan, Rodrigo Santoro, Brad Pitt (quando enjoa do moreno), George Clooney (quando querem um grisalho), Victor&Leó (os 2 em 1), Jorge&Mateus. E precisa ser inteligente, idiota, advogado, consultor de moda, psicólogo (em caso mais graves psicanalista), surdo, mudo e palhaço... E além de todos esses papéis tem que ser FIEL!

8) Diga a verdade sobre você; não propague e considere pra si o que é do outro. Tudo do outro pode ser mentira;

9) Toda vitima social é antes de tudo um objeto de manipulação dos maus-caracteres. Como quer que a sociedade se sinta culpada pelo comportamento e escolha de um único indivíduo?

10) O FACEBOOK parece um grande livro de autoajuda virtual. Se todo mundo fizesse 10% o que propagam nos cartazes, que se resume em amar, amar, perdoar... Teríamos um mundo melhor e convertido pelo Face;

11) O pior desastre da vida humana é quando o médico (ou alguém) corta o cordão umbilical. Aí começa toda tragédia humana; numa trajetória de luta por buscas em razão da incompletude;

12) É FODA QUANDO... Você posta uma foto antiga (10 years ago), no mural de uma amiga, achando que ela vai gostar de lembrar aquele dia... Ai ela escreve assim: CREDO! TIRA ESTA FOTO DAÍ... EU TO GORDA!!!

13) Dúvida loirística: Contagem regressiva eu já sei (10, 9, 8...). Agora, “contagem progressiva” é o número de vezes que vou ao salão fazer escova no cabelo?

14) Quando estou dormindo desejo que a chuva caia a noite toda sobre meu telhado – o barulhinho. Quando eu desperto, desejo que o sol esteja me esperando lá fora. Acho que sou normal, nada além;

15) CONSELHO DE STO ANTONIO - Casamento não é brincar de casinha com o Ken, fazendo comidinha de mentirinha, no fogãozinho da Barbie. E depois juntar tudo e guardar no quarto de brinquedo;

16) Tem coisas que são mais velhas que mouse com bolinha embaixo?

17) A humildade também pode ser um entorpecente. Não há nenhum mal em ser viciado nela.

18) Tem tanta gente se orgulhando de tantas outras coisas por ai: de ser ateu, ser católico, ser evangélico, ser pobre, ser petista, ser ativista, ser ambientalista, ser corinthiano, ser flamenguista... Ninguém se orgulhando de ser somente humano;

19) Hoje quando despertei, meu pescoço fez treck; virei pro lado e meu braço fez creck; quando espreguicei minha coluna fez também crack. Foi por os pés na sandália ao lado da cama, eu senti o CROCS;

20) O mundo é um grande tabuleiro, com 32 quadrinhos pretos e 32 quadrinhos brancos. A pequena minoria inteligente, perspicaz, ousada, corajosa, trabalhadora joga XADREZ; a grande maioria joga DAMA (no mesmo tabuleiro). Por que se faz de vítima e é covarde, fraca, preguiçosa, medíocre e incapaz de ser melhor. No mundo, poucos carregam muitos. O tabuleiro é o mesmo, o que muda é o jogo que se joga;

21) Em suma, as relações modernas são assim: Quero minha individualidade, mas com compromisso em nós.

22) Toda mocinha adora ser acadêmica – ficar horas na academia –, pra ficar bem saradona, pra conquistar aquele homem gordo, que não vai à academia, porque está correndo atrás do dinheiro, que atrai aquela mocinha que fica horas na academia por causa dele, do dinheiro do homem gordo. Não necessariamente nessa ordem;

23) Brasileiro é movido a sentimentalismo. Fôssemos movidos pela razão e pela justiça, seríamos um povo melhor;

24) O bom da vida é encontrar uma verdade, qualquer que seja, e mudar o caminho seguindo agora por ela; o pior é encontrá-la, estancar o caminho sem enfrentá-la e continuar vivendo a mentira;

25) Mulher bonita é aquela que, quando está parada em frente a uma vitrine de uma loja de shopping, tem sempre um homem atento (babando) catando a poesia que entornas no chão;

26) O que eu tenho mais saudade da minha juventude é da inocência. Quando a perdemos, deixamos de ser puros; deixamos de ser plenos de amor;

27) Pode parecer que não, mas eu adoro quando você me odeia;

28) A maturidade pode significar aquelas palavras sublinhada há anos atrás, e agora você nem lembra mais porque comprou aquele livro;

29) O verdadeiro AGRONEGOCIO é ir sábado à tarde ao Bar do Xuxu (Chuchu), comer Mandioca frita, tomando Cevada aos litros e falando um monte de Abobrinhas... Tudo o que impulsiona a máquina econômica do país;

30) MENTIRAS SINCERAS ME INTERESSAM - Toda vez que o Apedeuta disser que uma coisa é mentira, tenha certeza que é verdade. A verdade não acredita nele e a mentira também está começando a se convencer disso: é mentira tudo que empenha em afirmar ser verdade. Ele só conheceu a mentira na vida; namorou, noivou e casou-se com ela; e agora acha que ela tem que ser repetida até virar... verdade. Por que a verdade é que traça todos os caminhos, mesmo quando é mentirosa. A bem da verdade, a verdade nunca lhe convenceu; sim a mentira, que tem por ele muito apreço, como a recíproca sempre é verdadeira;

31) Antigamente (old days) às 07h30min da manhã, toda mulher estava na cozinha, silenciosa, passando um café bem gostoso para o marido que estava indo trabalhar na fábrica. Hoje, nessa mesma hora, essa mulher abre a janela pra gritar VAI CURINTIA! Acordando toda a vizinhança. E o marido? Ele que vá tomar café na padaria!!

32) 03 coisas que só quem acredita em Papai Noel, duende e saci Pererê consegue ver na política brasileira: 1] a mídia golpista; 2] a direita reacionária 3] as elites dominantes. E só os militontos acreditam que elas, juntas, querem derrubar o governo. Então eu explico. O que faz cair a máscara governamental são os FATOS por eles mesmos construídos e protagonizados nos porões do poder, e que nunca imaginavam vir a publico;

33) MODINHAS DO MOMENTO – [1] Sempre quando alguém posta alguma coisa que começa “Com o tempo aprendi...”, na verdade não aprendeu nada ainda, volte 03 casas e reinicie o jogo... [2] Depois do “ficadica”, agora a crise é escrever no final (ou no início) de qualquer bobagem que se posta “Simples assim”, com ou sem reticências. É isso aí meus caros ouvintes, somente algumas reflexões para o dia. Difícil? Não. Simples assim... #ficadica;

34) BOLSA VADIA – Nosso glorioso Senado Federal acabou de aprovar um projeto de Lei, que atribui a toda mulher, que se separou do marido por causa da violência do parceiro, uma ajuda do governo de R$622,00, durante um ano... Pois sim, o homem que vai estar na moda daqui em diante é exatamente o tipo Stalone (com músculos no cérebro). Lutadores de UFC e coisas do gênero serão disputados por elas... O que vai haver de mulher sendo espancada com consciência e gosto. E aquelas que, além do marido, apanham do amante? Vão receber R$1.244,00... limpinho, todo mês. Pode isso Arnaldo? Pode sim. É o famoso Bolsa Vadia;

35) 140 CARACTERES – É difícil hoje em dia as pessoas terem paciência com aquele objeto que nossos antepassados chamavam de “livro”. Dá preguiça ter que ler tudo aquilo, que só serve pra saber como será o filme quando passar no cinema, ou pra se instruir, né? Ler pra quê, se posso ver o filme? Outro dia emprestei um livrinho (250 páginas) para uma pessoa que estava precisando de algumas palavras que pudessem orientar seu caminho naquele momento. Não, não era um “autoajuda”, mas um livro cientifico, de autoconhecimento e transformação. Ela não leu o livro porque achou longo e se ateve somente a ler as frases que eu sublinhei. Pois é, frases sublinhadas são aquelas que vão parar no twitter. Os 140 caracteres; ou: os 140 tons da preguiça;

36) COISA DE POBRE- Ir ao caixa eletrônico e demorar mais que o habitual, só pra parecer que aplica, transfere, deposita porque tem muito dinheiro. Quando sai, leva uma nota de R$10,00 pra passar o resto do mês;

37) Gosto daquele tempo em que a geladeira era branca, o telefone era preto e o mar era azul...;

38) PASSAPORTE CURANDEIRO – Pensando bem, tem tudo a ver com o Brasil dar passaporte diplomático aos pastores curandeiros. É o retrato dessa nação medíocre e pobre de espírito; aonde pessoas simples e sem esperança vão atrás da cura (do milagre) para suas vidas. Assim, entregam seu mísero salário para esses charlatões. Ou seja, pagam para ter o que Deus lhes daria de graça, se fé tivessem. E depois de lesadas, descobrem que nunca foram curadas. Mas e o dinheiro? Ah, este o pastor não devolve mesmo, sob a alegação de “não orou com fé”;

39) A VIDA É BELA - Não sou bom em economia, mas toda vez que leio algum artigo da área, com especialistas assustados com as manobras governamentais para esconder os números reais, me vem à cabeça aquele filme do Roberto Benigni, "A VIDA É BELA" (Oscar de melhor filme estrangeiro - 1998). Em plena 2ª guerra - e até na hora de morrer - ele tentava passar a ideia para o filho que estavam num jogo de guerra e que tudo não passava de uma brincadeira, tudo estava bem. Pura ilusão. Morreu;

40) FEBEAPÁ - Dentro do festival-de-besteiras-que-assolam-o-país (FEAPÁ), tem os especialistas da porta arrebentada. Depois que tudo ocorreu e não tem mais o que remediar, aparece aquele pra dizer “o que deveria ter sido feito era...”. Especialista em fogos de artifício; especialista em fuga; especialista em multidão de jovens; especialista em porta de boate; especialista em banda gaúcha... Mas o melhor de todos eles é o especialista em porranenhuma! Por que ninguém ouve este cara???

41) O SILÊNCIO DOS BONS – Há uma peleja oculta neste Brasil corrupto pela politica da ‘cumpanheirada’. A luta é desanimada (mas existe), da classe que está atenta aos desmandos governamentais, contra os militontos esquerdopatas, que aliciam o povo desinformado. Essa maioria desinformada (sem educação e sem nada) é quem elege o corrupto, por orientação dos militontos. Como se processa tudo isso? O cidadão de bem, atento às linhas dos jornais, não produz barulho. O máximo que vão dizer nos comentários das matérias é “O PT é o câncer do Brasil...”. Na eleição, votam contra o corrupto e ficam por aí, porque pensamentos não fazem eco... Por outro lado, a parcela mínima da petralha militonto, se multiplica, se espalha pra fazer chegar até os desinformados, pobres do sertão afora, que tudo está bem, e dando como exemplo as “bolsas” distribuídas pelo governo. Você não tem saneamento básico, mas é feliz, cara! – argumentam. O silêncio dos atentos não incomoda, mas é tudo que não faz o Brasil berrar por justiça, para o bem de todos;

42) OPINIÕES FEMIMINAS - Toda vez que um homem quer saber mais de uma mulher de seu interesse, ele não deve ouvir a opinião de outra mulher. Simples. Porque, embora sejam da mesma linhagem, vindas do mesmo planeta, mulher não entende de mulher; não entende numa mulher o que atrai a um homem. Porque o homem quase sempre irá pensar com uma cabeça que não tem cérebro. Cabeça essa que a mulher conselheira não tem;

43) BOOK EIGHT – A frase “Eu te amo” pode ser explicada pelos verbos “to want” e “to need” (defective or special verb). O verbo “to need” exprime necessidade; o verbo “to want” exprime só um desejo. Bob cantava nos anos 60 “I want you”; Paul cantava na mesma época “I need you, I need you...”. Paul estava amando alguém; já Bob só queria dar uns pegas;

44) O povo brasileiro – no atacado – não está preparado, intelectualmente, nem pra ver “Branca de Neve e os Sete Anões” (Disney – 1937) – filme de mais de 70 anos. Não tem compreensão para uma história de difícil linguagem (?). É mais fácil ver “vídeo cacetada”, que não precisa pensar e nem ler legendas. Só rir, como tolos. Por isso, os políticos deitam e rolam; mandam e desmandam aqui. Com todo mundo em profundo sono, como se mordesse uma maça envenenada. Cadê o príncipe para acordar esta gente?

45) SINDROME DE SCARLETT – Há uma sindrome que afeta algumas mulheres. A Sindorme de Scarlett. Sabe aquela que acha que todo homem deve se rastejar, até os que a amam de verdade? Por que, no fundo, ela não gosta de nenhum e não vê ninguém, exceto a si mesma. Pois é, um dia ouvirá esta frase – pra mim a melhor - do filme “E o vento levou...”: Minha querida, você é tão infantil. Você pensa que dizendo “me desculpe”, todo passado pode ser corrigido. (Capitan Rhett Butler).

46) No livro “COMO AGARRAR SEU HOMEM SEM ABRIR A BOCA” tem o capítulo “Cuidado com as mãos” (pág. 256). É importante que suas mãos alvas não tenha calos. Calo brocha. Você pode até justificar que puxa ferro na academia sem luvas, mas no fundo, ele sempre vai pensar que você passa o dia todo pegando no cabo da vassoura, do escovão ou da enxada; ou em grau menor de colosidade, irá imaginar que lava louça sem luvas e com detergente tabajara. Ah! Esmaltes alternando em tons (cinquenta) de vermelho ou base simples com ou sem francesinha; nunca essas cores da moda, como cinza, verde e azul; ou pior, sem nenhum esmalte. Brochante total. Aguarde mais dicas do livro. I wanna hold your hands;

47) PET-SHOP-MUNDO-CÃO – A explicação de estarmos vivendo a Era das causas animais, não está, exclusivamente, só nos descuidos e maus tratos que sofrem nossos pobres domésticos. Maior que isso, a questão está na carência humana por afeto. Os domésticos têm de sobra o que está faltando aos homens. Pessoas sem afeto vão cuidar dos animais, pra terem suas almas cuidadas por eles. Isso não ocorria no século passado (faz pouco tempo). Depois que o homem se perdeu de si (e da família), foi buscar nos animais o que agora não encontra mais no seu semelhante; justificando que eles (animais), e só eles, precisam de cuidado. Incondicional e em nada em troca? Ah tá!

48) THE SHACK - Notem, nos dias atuais, as obras literárias que viram best-seller (as mais vendidas), depois de um tempo ganham ramificações de suas histórias. Ou alguém resolve contar mais do que o livro já disse, só com obejtivo da especulação da obra alheia. Uma gente sem criatividade, mas esperta e com vontade de ganhar uma graninha com a ideia do outro. Por exemplo, um dos livros mais lidos e vendidos nos últimos anos ‘A CABANA’, ganhou várias vertentes. Você pode escolher: “De votla à Cabana”, “Encontre Deus na Cabana”, “Encontre a si mesmo na Cabana”, “Em busca da Cabana”, “50 tons da Cabana” e para os mais antenados em redes sociais tem o “A Cabana, #partiu”;

49) RUNNING – Já dizia o poeta “a vida é mesmo assim, dia e noite, não e sim...”. Como é assim a vida, tem sempre alguém correndo atrás de alguém, que está correndo atrás de alguém, que está correndo atrás de alguém, que está correndo atrás de outro alguém que está... E pra seu desespero, ninguém correndo atrás de você. Então, pare no próximo ponto e reflita!

50) EXPLICANDO O FACE – Na última aula, fiz a seguinte explanação aos alunos. Na maioria dos casos, esta coisa do Face (mudar o status), não quer dizer que ambos foram algum cartório, que entraram numa igreja, trocaram alianças; depois fizeram festa com convidados e padrinhos, filmagens, fotos e foram em lua-de-mel pra Porto Seguro... Nada disso. É só aquela rotina, do cara que vai toda noite filar janta (bóia) na casa dela, e depois de muitas gargalhadas e cerveja na cabeça, acaba dormindo por lá. Dois, três meses nessa batida, no Face, isso é status de "Casado". Entendeu???
© Antônio de Oliveira / arquiteto e urbanista / Abril de 2013.